sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BANDEIRA DE PORTUGAL



Autores da Bandeira Republicana:
Columbano Bordalo Pinheiro, João Chagas e Abel Botelho.
A Bandeira Nacional tem a forma rectangular com o comprimento igual a três meios da sua altura, ocupando a área verde os dois quintos da área total da bandeira mais próximos da tralha e a vermelha os três quintos restantes.
No centro da divisão, o Brasão de Armas Nacional constituído por uma esfera armilar dourada, cinco quinas de azul, postas em cruz no centro e à volta das cinco quinas uma bordadura de vermelho com sete castelos. A actual bandeira foi escolhida pelo Governo em 29 de Novembro de 1910, e ratificada na Assembleia Nacional Constituinte em 19 de Junho de 1911.
Contudo, só a partir de 30 de Junho de 1911 passou a ser a Bandeira de Portugal com a publicação no Diário do Governo n.º 150 do Decreto que regulamentava o seu uso.
Significado dos símbolos:
• As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique.
• Os pontos brancos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo.
Diz-se que na batalha de Ourique, Jesus Cristo crucificado apareceu a D. Afonso Henriques, e disse: “Com este sinal, vencerás!”.
Contando as chagas na horizontal e na vertical (contando por isso duas vezes as chagas da Quina central), perfaz-se a soma de 30, representando os 30 dinheiros que Judas recebeu por ter traído Jesus Cristo e3 também as 30 chagas de Jesus Cristo morto na cruz.
• Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.
• A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI.
Significado das cores:
• O verde e o vermelho
A implantação da República em Portugal foi obra fundamental de dois grupos políticos: os positivistas e os socialistas.
A “bandeira” dos positivistas era o verde e a “bandeira” dos socialistas era o vermelho.
Foi por isso que as várias propostas de bandeira que surgiram após a implantação da república em Portugal tinham quase todas as cores verde e vermelho.
Por isso o Verde simboliza a importância dos positivistas e das ideias positivistas na implantação da República e o vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário